Características das aulas Educação Física no 4º e 5º ano

Por Professor Julio Pereira

Para nós, educadores físicos, observar o desenvolvimento das crianças em nossas aulas é sempre muito interessante, principalmente quando elas chegam ao 4º e 5º ano.

As aulas de Educação Física têm a preocupação de trabalhar com quatro eixos fundamentais: o desenvolvimento físico e motor, o cognitivo, o afetivo e o social.

No 4º ano, os alunos têm entre 9 e 10 anos e encontram-se na fase de combinação dos movimentos fundamentais, ou seja, nas aulas serão aplicados os movimentos básicos como correr, saltar e esquivar, realizados com materiais como bolas, raquetes e tacos. Fazer com que os alunos consigam se deslocar conduzindo uma bola com os pés e com as mãos, correr esquivando de uma bola arremessada por outro aluno ou rebater uma bola com a raquete, são algumas atividades entre as várias possibilidades de combinações que serão exploradas.

Outra marca importante nesta fase é que elas deixam de ser egocêntricas, ficando mais dadas às trocas sociais, à cooperação e à autonomia. Começa assim a maturação destes movimentos combinatórios na utilização de jogos com seus colegas.

Já no 5º ano, os alunos têm entre 10 e 11 anos e encontram-se na fase de movimentos combinatórios avançados, conseguindo ter um bom domínio do corpo, dos materiais, dos outros alunos, do espaço e do tempo.

Assim, iniciamos as habilidades específicas com a aprendizagem dos gestos técnicos dos esportes. São estimulados os gestos do handebol, basquetebol, voleibol, futsal, além de jogos de outras culturas esportivas como rugbi e beisebol.

Algumas situações específicas de um determinado esporte, como o pênalti no futsal, o lance livre no basquetebol e o 7 metros no handebol, passam a ser estimuladas para que o aprendizado aconteça.

Situações de tomadas de decisão em diferentes espaços e número de jogadores, jogos pré-desportivos (com regras simplificadas dos esportes, como o câmbio, o base 5, a queimada gol, o gol a gol gigante) são instrumentos bastante utilizados, pois, favorecem o desempenho do papel de atacante e defensor.

A cooperação e a autonomia já alcançam níveis avançados e, nessa fase, os alunos participam de jogos em uma mini-olimpíada, colaborando efetivamente na organização e na escolha das atividades que serão realizadas.