Sobre a Apresentação de Música na Educação Infantil

Veja mais fotos da apresentação no flickr.

 

Por Vicente Régis – professor de música e coordenador do setor cultural

Que maravilha foi cantar, dançar e tocar com os alunos da Educação Infantil na apresentação de Música. Vê-los assim, tão pequenos, sabendo todas aquelas músicas de cor, tocando seus instrumentos e superando os muitos desafios colocados pelos números apresentados nos enche de orgulho e com certeza nos faz refletir sobre muitos aspectos de nossas vidas. Dentre estes, gostaria de destacar que a apresentação de música da educação infantil é, na minha opinião, uma espécie de ritual.

Afirmo isso pois uma das principais funções dos rituais é marcar os ciclos que regem a vida em sociedade com vivências que carregam de sentido nossa experiência.  Explico: sinto que esta apresentação ajuda a assinalar para os pequenos que cumpriram uma pequena etapa da vida, que passaram por um certo caminho que indica crescimento. Por isso se vestem de forma diferente, por isso fazem performances frente ao grupo de pais, por isso dançam, cantam e tocam já como crianças de três, quatro, cinco e seis anos. Por esta mesma razão, os números de Grupo 3 são mais difíceis, com músicas em língua estrangeira e claros desafios nos xilofones e metalofones.

A emoção que se reflete nas expressões da plateia e o contentamento demonstrado pelas crianças são os indicativos que me levam a acreditar que esta apresentação, além de dar notícias às famílias sobre o trabalho de música desenvolvido na Educação Infantil, também simboliza a conclusão e portanto o recomeço dos ciclos que compõem o crescimento dos nossos alunos. Que delícia poder participar deste belo momento.

12 ideias sobre “Sobre a Apresentação de Música na Educação Infantil

  1. Vicente, sou pai do Chico, do grupo 3. Ver a apresentação, cantar junto e ver a alegria de pais, filhos, amigos e da equipe da escola mostra o quanto o trabalho está sendo bem recebido pelas crianças.

    Obrigado por esta alegria. Gostaria muito que a educação musical fosse ampliada para os outros anos. Sem música a vida fica muito mais cinza.

    Um abraço

    Silvio

    • Silvio,

      Que bacana que você gostou da apresentação. Realmente a alegria dos pequenos foi contagiante. Sobre a continuidade do trabalho de música, lembro que oferecemos na escola os cursos de expansão curricular e que estamos criando também projetos transversais de música ao longo do currículo. Um abraço!

  2. Vicente, aqui e a Ana Paula, mãe da Isabela, do Grupo 2 da Lili! Gostaria de ter falado com você no dia da apresentação mas nao foi possível! Parabéns pelo trabalho e obrigada pela emoção que nos proporcionou! Esperamos o ano inteiro pela apresentação, e vale a pena! Parabéns mesmo! E tambem voto para que o trabalho de Musica continue nas outras series! Vamos deixar a vida mais colorida!!!! Ana Paula

  3. Oi Vicente, a Manu (G1B) um dia do nada começou a cantar sozinha “Todo dia o sol levanta e a gente canta…” E eu fiquei impressionada como ela lembrava todinha a música, afinal, o encontro de vocês é de uma vez por semana apenas.
    A apresentação foi nota 10, vc está de parabéns! As crianças estavam ótimas, se divertiram, estavam super felizes!
    Adoramos vê-la tocando, cantando e dançando com os amigos!
    Abraços
    Luciana e Heráclito

    • Luciana e Heráclito,

      Que ótimo que gostaram. Temos um repertório fixo de canções, brincadeiras cantadas e atividades com instrumentos durante o ano, principalmente para G1. Isso os ajuda a aprender o conteúdo e também compreender o que acontece nas aulas de música. Claro que variamos muita coisa durante o ano, mais alguns elementos são mais marcantes, como a canção que descreveu.

  4. Foi tudo mto lindo, mto especial! Ver os professores tão comprometidos, os músicos tão talentosos e nossos pequenos tão empenhados na performance daquele dia! Concordo que foi um ritual de passagem e fico feliz que todos estejam se desenvolvendo, felizes e entre amigos queridos! Nosso abraço e mto obrigada! Luiza e Chico (pais do Gabriel Margarita – G2A)

  5. Vicente, meus parabéns! Acompanho cheia de orgulho seu percurso na escola desde que chegou. Já acreditava em você e com muita alegria digo que foi além das expectativas. Seu trabalho sólido, consciente de cada passo e com muito carinho pelas crianças faz com que as 4as feiras sejam dias ainda mais especiais para o Pedro (G2D) na escola. Um abraço, Fernanda.

    • Obrigado Fernanda! Lembro-me bem das primeiras aulas com o G1C de 2006, quando comecei na Vila. Não sei quem estava mais assustado, o professor de música ou os alunos… O tempo foi passando e cada ano sinto que fazemos pequenas e significativas modificações na apresentação. Obrigado pelos elogios e um abraço para o Pedro.

  6. Faltou fazer um pedido, que vai ao Vicente e a escola… Poderiam fazer versões adultas (P, M, G e GG no meu caso rs) da camiseta que as crianças usaram, elas são muito bacanas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


três + = 7

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>