Sobre a Apresentação de Música na Educação Infantil

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Por Vicente Régis – professor de música e coordenador do setor cultural

Que maravilha foi cantar, dançar e tocar com os alunos da Educação Infantil na apresentação de Música. Vê-los assim, tão pequenos, sabendo todas aquelas músicas de cor, tocando seus instrumentos e superando os muitos desafios colocados pelos números apresentados nos enche de orgulho e com certeza nos faz refletir sobre muitos aspectos de nossas vidas. Dentre estes, gostaria de destacar que a apresentação de música da educação infantil é, na minha opinião, uma espécie de ritual.

Afirmo isso pois uma das principais funções dos rituais é marcar os ciclos que regem a vida em sociedade com vivências que carregam de sentido nossa experiência.  Explico: sinto que esta apresentação ajuda a assinalar para os pequenos que cumpriram uma pequena etapa da vida, que passaram por um certo caminho que indica crescimento. Por isso se vestem de forma diferente, por isso fazem performances frente ao grupo de pais, por isso dançam, cantam e tocam já como crianças de três, quatro, cinco e seis anos. Por esta mesma razão, os números de Grupo 3 são mais difíceis, com músicas em língua estrangeira e claros desafios nos xilofones e metalofones.

A emoção que se reflete nas expressões da plateia e o contentamento demonstrado pelas crianças são os indicativos que me levam a acreditar que esta apresentação, além de dar notícias às famílias sobre o trabalho de música desenvolvido na Educação Infantil, também simboliza a conclusão e portanto o recomeço dos ciclos que compõem o crescimento dos nossos alunos. Que delícia poder participar deste belo momento.