Professor de apoio à coordenação: andaime do trabalho coletivo.

Gislaine Rasi e Celina Moraes

a

Por Ivone Domingues com contribuição de Gislaine Rasi e Celina Moraes

Um projeto pedagógico é algo que pulsa, que se movimenta em função da enorme complexidade presente no ambiente escolar. Esse dinamismo se manifesta também na estrutura dos cargos, responsabilidades e funções da equipe profissional que o sustenta.

Desde 2011, com o intuito de atender as demandas formativas, a estrutura da equipe pedagógica do Fundamental 2 da Escola da Vila inclui o cargo de professor de apoio à coordenação pedagógica, exercido pelas professoras Celina Moraes, de Ciências Naturais, e Gislaine Rasi, de Matemática. Celina e Gislaine integram a equipe da escola há mais de dez anos, conhecem o projeto a fundo e têm experiência com formação de professores, tanto no Centro de Formação da Escola da Vila, como em outras instituições, o que as habilita a atuar na equipe de um modo diferenciado.

As principais atribuições do professor de apoio ao coordenador pedagógico se relacionam com o trabalho de formação continuada, realizado pela equipe nas reuniões de área. Esse trabalho consiste em ajudar a definir metas, a organizar as reuniões, sugerindo pontos para as pautas, encaminhando discussões, elaborando registros, trazendo sugestões de leituras ou outras atividades para a reflexão contínua do grupo. Também faz parte dessa função apoiar as ações de supervisão realizadas com pesquisadores de fora da escola. Este ano, essa supervisão está ocorrendo na área de Ciências Naturais, com a pesquisadora Ana Espinoza e Celina tem atuado de modo intenso para o sucesso dessa proposta.

Também é função do professor de apoio à coordenação contribuir para a atualização e organização da documentação curricular. Cabe a ele elaborar e revisar sequências didáticas, ler e comentar propostas (atividades, provas) produzidas pelos professores iniciantes, assim como informar o coordenador das demandas da área. Atualmente, essa função tem se intensificado com a necessidade de organização da documentação no espaço virtual de modo a deixá-la acessível para toda a equipe. Gislaine e Celina têm se dedicado a essa tarefa com frequência.

É possível também que o professor de apoio assuma a coordenação de projetos específicos como no caso da Gislaine que tem coordenado as oficinas de matemática.

É sabido que o trabalho coletivo é um dos aspectos centrais da identidade da Escola da Vila. Quando falamos em trabalho coletivo, nos referimos a um grupo de profissionais que resolvem problemas do ensino com a ajuda uns dos outros. Porém, essa dinâmica coletiva não existe a piori, é fruto de uma construção permanente apoiada na prática reflexiva. Essa reflexão contínua, por um lado, se alimenta das questões trazidas pelos novos profissionais que ingressam na equipe, cujo papel, muitas vezes, é recolocar velhos problemas que imaginávamos superados, nos obrigando a atualizar nossos princípios; por outro, se nutre das contribuições dos profissionais mais antigos que representam e comunicam a cultura da escola.

Tem sido muito animador contar com o apoio dessas duas professoras que olham a escola de um modo bem amplo, pois elas são capazes de pensar nas questões das suas salas de aula e simultaneamente extrapolar, tanto os problemas como as soluções, para o âmbito de todo o segmento. Essa parceria, somada à adesão do grupo como um todo, amplia as possibilidades de se manter os princípios do projeto pedagógico e, simultaneamente, nos anima a ousar implantar inovações consistentes.

5 ideias sobre “Professor de apoio à coordenação: andaime do trabalho coletivo.

  1. Sonia e Vania, mto bom vcs apresentarem a equipe aqui no blog. Tenho acompanhado os posts e fazendo descobertas sobre a escola que eu nem imaginava… Aproveito para propor que um dia coloquem um post sobre os “donos da escola”. Acho que acrescenta a esse processo de humanização que estão propondo. E ajuda a gente a responder perguntas como a do meu filho certa vez: “mãe, o dono da escola com certeza é o Gilvan né?”

  2. Olá Suzana, que bom que está gostando. Olha sobre sua sugestão, vamos ter de discordar… Os sócios mantenedores da Vila estão ou estiveram sempre na estrutura da escola exercendo cargos diferentes. Assim, o fato de serem ou não sócios, não os distingue adequadamente pois uns são diretores, outros administradores, outros em setores específicos. Não vemos então razão para um post assim pois gostamos de valorizar nossa atuação como profissionais da educação.
    Quanto ao seu filho, é muito bom ver como lidam com esta questão, não é mesmo? Sua história me lembrou a do meu filho quando tinha 5 anos e voltávamos para casa, ele me disse: Mãe, você é dona da escola? E eu – Oras, como assim, porquê? – O Fran (amigo) me disse que a mãe dele disse que você é dona da escola. E eu, meio sem saber o que dizer perguntei: – Mas porque você quer saber disso? Você sabe que eu trabalho na escola! – Ué, porque se você é dona, eu sou o doninho!
    Até hoje todo mundo brinca com ele por causa desta história. Na realidade ele só veio a entender o sentido disso, já adolescente, no Ensino Médio.
    Olha, vamos seguir explorando mais este posts de apresentação das funções da escola, mas a lista do nome dos sócios mantenedores aparece no site, não é nenhum segredo também. Abraços!

  3. Bom dia, Sonia. Discordo, mas aceito a sua resposta. Nós não fazemos ideia de quem seja quem, não há essa info no site e pelo que sei em outros documentos. Acho que denota transparência, aproxima, humaniza, e em nenhum momento tira vcs do papel de educadores. Abração,

  4. No site na escola, clique no item A Escola, abre uma barra azul com os tópicos: Apresentação, História, História da Marca, Equipe – clique o item Equipe, abre um texto com os nomes de todos os membros da escola, na primeira tabele aparece: Mantenedora, lá estão os nomes de todas as sócias, em seguida aparecem novamente em seus respectivos cargos e funções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>