Os desafios de educar

29_8_2016

-

Por Vania Marincek 

Na infância e na adolescência é quando mais se aprende. Cada nova experiência vivida por nossos pequenos e por nossos jovens se transforma em situação de aprendizado que contribui para a constituição de valores que vão definir que adulto cada um deles será. E escola e família assumem especial importância nessa formação, já que são essas instituições que possibilitam que as relações e as experiências aconteçam, além de se constituírem como modelos e referências.

Aprender a conviver não é tarefa fácil, especialmente para quem ainda está conhecendo sobre o mundo e sobre as relações.

Colocar-se no lugar do outro é algo que se aprende? Como ajudar nossos filhos e alunos a se colocarem no lugar do outro? É possível aprender a fazer amigos? Como a escola e a casa podem contribuir para isso? À medida que as crianças crescem, precisam aprender a se responsabilizar por seus pertences, por suas aprendizagens. Então, como escola e família podem, juntas, contribuir para essa aprendizagem? Como os pais podem ajudar seus filhos a darem sentido a suas aprendizagens escolares?

Esses serão os temas tratados nos próximos dias. Esperamos que possam contribuir para a reflexão sobre a complexa tarefa de educar.