Parabéns pra você…

Escola da Vila

-

Por Andrea Polo

O aniversário como ritual de espera e marco de crescimento 

O aniversário é um acontecimento memorável! Os motivos pelos quais tornamos essa data inesquecível podem variar bastante:

Quando se completa o equivalente a uma mão inteira de idade:

Uau! Cinco anos! Já? Não precisa esconder mais nenhum dedo da mão? Ano que vem vai precisar da outra!

Quando não se consegue apagar a vela do bolo da primeira, da segunda ou da terceira vez:

- Força! Essa vela é muito teimosa! Vamos! Dessa vez vai apagar!

Quando alguém que você esperou por muito tempo chega de surpresa, tapa seus olhos e pergunta:

- Adivinha quem é? E no mesmo instante você identifica a pessoa pelo tom de voz e pelo toque delicado!

Posso pensar em muitos motivos para me lembrar de cada aniversário, e naturalmente passarão por minha memória vários sentidos: o cheiro do brigadeiro na panela, o gosto forte da borracha das bexigas na boca, as gotas de suor escorrendo no rosto depois de correr quilômetros numa brincadeira incessante de pega-pega…

Não estou pensando nos “meus” aniversários, na “minha” época nem falando hipoteticamente desse evento. Já vivi muitas e diferentes possibilidades, como criança, jovem, adulta e mãe. Muitas coisas mudaram de lá para cá, e não penso que “minhas” comemorações eram melhores ou piores do que algumas em que participei como convidada, mas sei que é possível pensar em critérios de escolha levantando alguns princípios sobre a compreensão que temos da infância, consumo e participação dos aniversariantes. As melhores comemorações mais carregadas de significado e de boas memórias podem não ser para as crianças aquelas cheias de presentes ou hiperatividades (monitores, buffets, mágicos, carruagens, manicure, cabeleireiro, spas infantis e toda a sorte de influências publicitárias ou modismos).

Os melhores aniversários, que ficarão guardados durante muito tempo nas boas memórias da infância, convidam à intimidade, à surpresa, ao tempo de espera… Espera? Qual é mesmo o significado dessa palavra?

Não é fácil ensinar alguém a esperar, inclusive observo que muita gente está perdendo essa capacidade, especialmente as crianças, que, ao “estalar os dedos”, como num passe de mágica, têm suas vontades imediatamente atendidas. Se tudo o que querem está à mão, não há necessidade de esperar, aprender a planejar, considerar a possibilidade da frustração.

Espero que aquela sensação de frio na barriga ao olhar no calendário, contar quantos meses faltam e perceber que a data especial está se aproximando possa fazer parte da vida da maioria das crianças. Que elas saibam que as “artesanias” da comemoração são compartilhadas pela simplicidade de uma reunião para homenagear quem naquele dia muda de idade, independentemente do número de convidados ou adereços, mas pelo significado do encontro que ritualiza esta passagem. Fazer aniversário é marco de crescimento, de méritos conquistados, desejos esperados ao longo de um ano, com data para se cumprir!

Para terminar, sugiro algumas ideias, inspiradas no livro “A última criança na natureza”, de Richard Louv, que podem aproximar muito os convidados e tornar o dia do aniversariante muito especial:

- Passear em grupo por uma área arborizada para inventar histórias e deixar pistas pelo caminho como se fossem de personagens de contos de fada.

- Convidar avós para ensinar brincadeiras que eles faziam quando eram crianças.

- Acampamento no quintal.

- Observar nuvens, estrelas através de equipamentos (binóculos ou lunetas) construídos pelas crianças com sucata de rolos de papel higiênico, papel celofane colorido.

- Plantio de mudas num local escolhido pelo aniversariante.

- Caminhada pelo bairro para regar plantas.

- Caminhada noturna com lanternas.

- Coletar sementes, folhas, gravetos (caídos no chão) como um tesouro para o aniversariante.

- Construir cabanas de tecido.

- Leitura ao ar livre.