30 olhares para o futuro

Ana Maria Espinoza (AR) Al experimento en la escuela, instrumento para la enseñanza
Ana Maria Espinoza (AR) O experimento na escola, instrumento para o ensino
Ana Maria Kaufman (AR) Cómo evaluar aprendizajes en lectura y escritura?
Ana Maria Kaufman (AR) Como avaliar aprendizagens em leitura e escrita?
Ana Siro (AR) Repensar lo poético en el contexto escolar
Ana Siro (AR) Repensar o poético no contexto escolar
Ana Teberosky (ES) Una experiencia en enseñar y aprender lenguaje escrito
Ana Teberosky (ES) Uma experiência em ensinar e aprender linguagem escrita
Anne-Marie Chartier (FR) Comment notre regard sur les juenes enfants a changés: les nouvelles psychologies du XXe siècle
Anne-Marie Chartier (FR) Como nosso olhar sobre as crianças pequenas mudou: as novas psicologias do século XX
Artur Gomes de Morais Refletindo sobre a formação continuada dos profissionais da educação em nosso país
Beatriz Aisemberg (AR) Ayudar a leer "en sociales"
Beatriz Aisemberg (AR) Ajudar a ler "em ciências sociais"
Beatriz Cardoso Conexões entre a formação de professores e a formação de formadores
Bernard Schneuwly Gêneros na escola: forma escolar e ensino - aprendizagem de língua
César Coll (ES) Las competencias en la educación escolar: algo más que una moda y mucho menos que un remedio
César Coll (ES) As competências na educação escolar: pouco mais que uma moda e bem menos que um remédio
Charles Hadji (FR) Del "éducativité" en éducation, et de son évaluation
Charles Hadji (FR) Da "educatividade" em educação e de sua avaliação
Claudia Molinari (AR) Situaciones de escritura para saber más sobre un tema en momentos de la alfabetización inicial
Claudia Molinari (AR)
Delia Lerner (AR) La autonomia del lector. Un análisis didáctico
Delia Lerner (AR) A autonomia do leitor. Uma análise didática
Emilia Ferreiro (MX) Acerca de las no previstas pero lamentables consecuencias de pensar sólo en la lectura y olvidar la escritura cuando se pretende formar al lector.
Emilia Ferreiro (MX) Sobre as não previstas, porém lamentáveis, consequências de pensar apenas na leitura e esquecer a escrita quando se pretende formar o leitor
Isabel Alarcão Escola da Vila, uma escola com vida
Isabel Solé Gallant(PT) Competencia lectora y aprendizaje
Isabel Solé Gallant(PT) Competência leitora e aprendizagem
José Antonio Castorina (AR) La contribución de las representaciones sociales al estudio de los conocimientos sociales de los alumnos
José Antonio Castorina (AR) A contribuição das representações sociais para o estudo dos conhecimentos sociais dos alunos
Liliana Tolchinsky (ES) Qué dicen los maestros que hacen para enseñar a leer y a escribir?
Liliana Tolchinsky (ES) O que os professores dizem fazer para ensinar a ler e a escrever?
Lino de Macedo Tempos do ensinar, aprender e conhecer
Mario Carretero (ES) La comprensión de las ciencias sociales y la historia en la escuela: aspectos cognitivos e identitarios
Mario Carretero (ES) A compreensão das ciências sociais e a história da escola: aspectos cognitivos e identitários
Mirta Castedo (AR) Dar clase con bibliotecas en las aulas
Mirta Castedo (AR) Dar aula com bibliotecas de classe
Monica Alvarado (MX) La utilidad de los numerales gráficos en la resolución de problemas aditivos
Monica Alvarado (MX) A utilidade dos números gráficos na resolução de problemas aditivos
Monique Deheinzelin Para sempre. Problemas de representação e geração de conhecimentos
Patrícia Sadovsky (AR) Explicar en la clase de Matemáticas, un desafio que los niños enfrentan con placer
Patrícia Sadovsky (AR) Explicar na aula de matemática, um desafio que as crianças enfrentam com prazer
Rosa Iavelberg O que muda na história: o desenho da criança ou a cultura didática?
Rui Canário Escolas: elogio da diversidade
Sofia Vernon (MX) La elaboración de definiciones en la escuela primaria
Sofia Vernon (MX) A elaboração de definições na escola primária
Teresa Colomer (ES) Había una vez
Teresa Colomer (ES) Era uma vez
Ulisses F. Cruz Escola, comunidade e novas configurações da educação
Yves de la Taille Cultura da vaidade e consumo